Episódio 2 – As cousas que deveríamos saber!

Neste episódio mais uma vez Cleison Ferreira, Kico, Lucas Andrey e Thiago Jalis sentam para conversar sobre seu dia a dia de programador. Nosso assunto agora são as “cousas que deveríamos saber”, aqueles conhecimentos que se tivéssemos antes teriam nos poupado bastante sofrimento.

Falamos também um pouco sobre os livros que estamos lendo, alguns que leremos, como foi nosso primeiro meetup de Spring, Groovy e Grails e, claro, dos nossos sofrimentos. Sempre no mesmo formato: sem cortes, direto ao ponto, e torcendo para não termos cometido nenhuma gafe grave.

Referências

Os livros que estamos lendo

High Performance Mobile Web, de Maximiliano Firtman, o livro que Lucas está lendo.

Virando o Jogo com Spring Framework, de Henrique Lobo Weissmann (o Kico), o livro que Thiago está lendo (sem dúvidas um dos melhores sobre o assunto).

Enterprise Design Patterns, de Gregor Hohpe e Bobby Woolf e Dados e Homens, de David Ewalt (a história do Dungeons & Dragons) – Livros de Cleison

On the Firing Line – My 500 Days at Apple, de Gil Amelio, Angular in Action, de Jeremy Wilken e The Design of Everyday Things, de Don Norman – Livros de Kico

Livros que citamos

Bulletproof SSL and TLS, de Ivan Ristic – Editora Feisty Duck – o melhor livro sobre SSL/TLS que conhecemos e recomendamos.

Guia do SDKMan da Itexto – Henrique Lobo e Daniel Altamiro Oliveira Rodrigues – SDKMan e Jenv são duas coisas que também deveríamos saber antes!

Guia do Jenv da itexto – Henrique Lobo

Code Complete – Steve McConnell – o melhor livro (algo que vocês deveríam conhecer!)

Software Estimation – Steve McConnell – outra coisa que deveríamos saber fazer melhor antes: estimar!

Mytical Man Month – Fred Brooks – o clássico sobre gestão

Peopleware – Tom de Marco – outro clássico sobre como gerenciar pessoas de forma efetiva em TI

Tractactus Logico-Philosophicus e Investigações Filosóficas, de Wittgenstein – todos os problemas surgem da má compreensão da linguagem

Tesouro da Juventude – de onde nos inspiramos (o Kico) para o título deste episódio.

O site Enterprise Integration Patterns – http://www.enterpriseintegrationpatterns.com/

E… claro, a famigerada cena das quatro mãos digitando no CSI –

E o podcast?

6 comments on “Episódio 2 – As cousas que deveríamos saber!

  1. Henrique Lobo, só escutei verdades apesar de não concordar com tudo. Você para mim é uma das grandes referências no Brasil na área de desenvolvimento de softwares, enxerga e fala a verdade doa a quem doer.
    Parabéns por mais esta iniciativa e já anotei alguns títulos de livros citados para me tornar um programador melhor.

  2. Muito bom para as pequenices cotidianas e se por a pensar. Sobre donde surgem os maus gerentes, lembrei de dois livros que, hoje, penso serem leituras complementares entre si: O Princípio Dilbert, do Scott Adams, e o Como Trabalhar para um Idiota, de John Hoover. Ambos tentam elucidar esse problema do Big Bang dos chefes ruins.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *