Categoria: História

  • Groovy e Grails sem Pivotal: e daí?

    Minha história com Groovy e Grails é velha e você pode ler aqui. Quando vi ontem o post da Pivotal dizendo que não iriam mais financiar Groovy e Grails não achei que fosse uma notícia boa ou ruim. Para quem acompanha e trabalha com projetos open source (e já possuí alguma maturidade) fica claro que é…

  • Dicas de leitura: alta disponibilidade (e alguma arqueologia)

    Dicas de leitura: alta disponibilidade (e alguma arqueologia)

    Algumas leituras sobre o tema “alta disponibilidade” (e uma boa dose de arqueologia!)

  • Hernán Cortés e o Software Livre

    A questão da conquista da América pelos espanhóis me fascina. Infelizmente, quanto mais leio a respeito mais me identifico com os nativos. Estou lendo “A Conquista da América – A questão do outro”, de Tzvetan Todorov. Seu foco é a formação da imagem do nativo americano aos olhos dos conquistadores espanhóis. E num capítulo chamado…

  • O que é Grails e como ele salva a plataforma JEE (além de lhe evitar o tédio)?

    Se você chegou a esta página, é sinal de que tem pelo menos uma noção básica do que venha a ser Grails:  um framework/plataforma utilizada na construção de aplicações web. Porém, para desenvolvedores Java já acostumados com os frameworks atuais, como Struts, JSF, Facelets e outros, trata-se de algo mais do que mais um framework…

  • “Windows 2008 Server está fabuloso! Está igualzinho o Linux!” (ou por que software livre importa)

    Recentemente ouvi a pérola que dá o título deste post de um colega que, após sair de uma demonstração de produtos Microsoft, ficou fascinado com a modularidade do novo sistema operacional, cuja interface gráfica agora pode ou não ser instalada. Por trás desta ingenuidade, no entanto, esconde-se uma realidade assustadora. (é um bom exemplo de…

  • Alguns fatos bem interessantes sobre LISP

      LISP sempre me impressionou. Como algo como (defun fatorial (n) (if (<= n 1) 1 (* n (fatorial (- n 1))))) pode ser compreendido e, além de ser escrito por humanos, gerar programas de computador que realmente façam alguma coisa? Como alguém consegue entender isto? Quem programa em LISP é feliz? A resposta é: sim, e…

  • Sabendo história, Microsoft vira carta FORA do baralho – (LINQ to SQL entra na lista)

    Apostou no LINQ to SQL? Acreditou ser uma tecnologia MARAVILHOSA e que teria um futuro brilhante por ser um “produto Microsoft”? Más notícias: a banca caiu. Em um post recente, a equipe de desenvolvimento do projeto basicamente declarou o fim do mesmo, tal como citado no próprio post: We’re making significant investments in the Entity…

  • Alguns fatos bem interessantes (quase chocantes) sobre COBOL

    Sempre que ouvia falar em COBOL, vinha a imagem de uma tecnologia ultrapassada, esquecida e fedorenta.  Óbviamente,  fruto do meu preconceito. Na realidade, até então, eu nunca havia visto uma linha sequer de Cobol na minha frente! Sei que muitos compartilham comigo esta primeira impressão também ficarão chocados com alguns fatos bem interessantes sobre Cobol:…

  • A escolha errada equivale à destruição da biblioteca de Alexandria (e até Platão entra na história)

    Neste vídeo (1991 eu acho), Steve Jobs demonstra o NextStep (que acabou virando o Mac OS X) e, após assisti-lo, fica nítido o quão atrasada é a plataforma Windows. É incrível observar por exemplo o ambiente de desenvolvimento do NextSTEP. Vemos em 1991 um ambiente de desenvolvimento que, mesmo hoje, em 2008, ainda não temos!…