A Web Mobile do Sérgio Lopes: livro massa!

WebMobile-280_large
Link para o site do livro

Na pesquisa para o projeto “Grails Brasil 3” encontrei uma pérola: o livro “A Web Mobile” do Sérgio Lopes publicado pela Casa do Código. O objetivo inicial da minha compra era simples: preciso saber algo sobre design responsivo com urgência pois este é um dos pilares do novo Grails Brasil, então navegando pelo site da editora topei com este, o preço era bom (R$ 29,90 o ebook) e o título parecia ser exatamente o que eu precisava. Como todo bom afobado nem li o prefácio, o que acabou me gerando uma surpresa bem agradável: este ebook é recheado de “brindes”!

Eu só queria entender como funcionavam as tais media queries, viewport e um truque ou outro mas acabou que o livro ia BEM além disto. Não é um tutorial disfarçado de ebook. É exatamente o que busco em um livro técnico: os assuntos são tratados com profundidade e o autor não sofre de “cortesia crônica”, ou seja, quando é pra ser direto (e às vezes até duro) ele o é sem medo, e isto é raríssimo aqui no Brasil aonde muitos temem que ao criticar algo você irá magoar alguém.

(Se o livro trás o leitor para um diálogo e nesta experiência muda suas pré-concepções, vale muito à pena. E se o autor discorda do que você pensava até então, MELHOR ainda! É o caso aqui.)

O livro é dividido em quatro partes: a primeira, chamada “Estratégia mobile” é aquela que, acredito, jamais irá se tornar obsoleta. O nome já diz: são as opiniões (AMO quando um autor SAI do meramente técnico e opina) do autor a respeito do que você deve pensar ao optar ou não por uma estratégia mobile. Será que realmente vale à pena uma aplicação mobile em todo caso? Diversos conceitos são tratados nesta parte do livro e por si só já justificaria a sua compra.

Para alguém como eu que está se iniciando no assunto o conceitual é fundamental e aqui é bem tratado. Eu tinha algumas dúvidas relativas às aplicações híbridas, por exemplo. Era um caminho que estava pensando para o meu projeto. Após a leitura e me questionando um pouco percebi algumas falhas neste caminho e acabei pulando fora deste caminho, possívelmente me economizando muito tempo e dinheiro.

A parte 2 se chama “Programando a web moderna”. Numa boa? Este é que deveria ter sido o título do livro, por que daqui pra frente o que vi foi um processo de atualização do modo como eu usava diversos recursos do HTML, Javascript, CSS, etc. É nesta parte que são tratados dois dos pilares do design responsivo: layouts fluídos e media queries. O priemiro não foi novidade pra mim, mas com certeza o restante sim. Foi muito massa finalmente entender como funciona o viewport, por exemplo.

A parte 3 se chama “A Web Adaptativa”: novamente bastante interessante, especialmente nas soluções apresentadas para o problema do tratamento das imagens (o terceiro pilar do design responsivo: “recursos flexíveis”). Algo que acho muito bacana no decorrer do livro inteiro é que não são apresentadas as malditas “soluções perfeitas”, isto é, quando uma é exposta, sempre vêm junto suas limitações, o que ajuda bastante o leitor na hora de decidir-se entre um caminho ou outro. Neste capítulo percebi este aspecto de forma bem acentuada.

Finalmente tem a parte 4: “Gestos e entrada de dados”. Novamente aprendi coisas bacanas aqui. Você irá aprender como lidar com gestos usando javascript, um detalhe que, devo confessar, simplesmente passava completamente batido por mim até a leitura desta seção. Muito provávelmente se não tivesse passado por esta parte do livro o “Grails Brasil 3” teria uma lacuna MONSTRUOSA de usabilidade.

Nesta seção 4 há um capítulo interessantíssimo chamado “Desafios de UX em interfaces touch” que me fez repensar completamente como será o novo Grails Brasil. O final do capítulo também é uma atualização bacana para aqueles que ainda não experimentaram os novos tipos de input fornecidos pelo HTML 5.

(Há uma seção 5 também, mas composta por um único capítulo de conclusão)

Concluindo

Normalmente passeamos por livarias e somos imundados por excelentes livros técnicos escritos por autores estrangeiros. A sensação de topar com um  livro nacional que esteja no mesmo patamar (talvez até acima) do que vemos ser publicado fora do Brasil pra mim pelo menos é fantástica.

Minha única crítica o próprio autor concorda no prefácio que não li em minha afobação: o título do livro. É mais que “simplesmente” a web mobile: sua leitura equivale a um upgrade para aqueles que ainda não se aprofundaram no que o HTML 5 tem para nos oferecer.

Como todo livro da Casa do Código, você o compra pelo site. Aqui o link.

PS: alguns poderiam dizer que estou escrevendo isto só por que tenho um livro publicado pela Casa do Código.  Escrevo por que fiquei extremamente feliz ao terminar a leitura do livro e ter percebido que cresci HORRORES finalizada sua leitura. Precisamos de mais Sérgios Lopes e “Casas do Código” pra alavancar livros técnicos nacionais de qualidade como este.

PS 2: e também por que quando eu gosto quero que todo mundo conheça a coisa. Confesso! :D


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

2 respostas para “A Web Mobile do Sérgio Lopes: livro massa!”

  1. Avatar de Carlos

    Os livros da Casa do Código são realmente excelentes. Além do seu, já adquiri mais dois da casa e não me arrependi. Me arrisco a dizer que, em se tratando de publicações nacionais de TI, não tem igual.

    Imagino também como você deve estar se sentindo feliz por isso. Aprender algo novo dentro de um universo que já frequentamos há muiiiito tempo, é revigorante!

    Parabéns. :-D

    1. Avatar de Kico (Henrique Lobo Weissmann)
      Kico (Henrique Lobo Weissmann)

      O foda é que ninguém vai acreditar em mim porque tenho um livro publicado lá e outro a caminho, mas fazia TANTO tempo que não pegava um livro no qual eu descobria coisas novas, soluções novas que eu ia testando e brincando, sabe?

      Nossa, foi muito bom pra mim. E em matéria de livros, eu não duvido não viu: os caras tão realmente muito na frente.

      Especialmente pelo de Spring deles, que é fantástico! :D

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.