Grails Brasil 4.0!

Nesta semana ocorrerão dois lançamentos relacionados a Groovy e Grails muito importantes para mim: meu livro (que deve sair… amanhã!) e a nova versão do Grails Brasil (4.0). Neste post irei falar sobre o segundo.

Objetivos

Alguns meses atrás lancei a versão 3.0 do site que, acredito, todos vocês conheçam e que foi o primeiro grande passo em direção ao meu objetivo final em relação a este projeto: torná-lo open source.

Esta nova versão será a última fechada do site, na qual estamos executando os procedimentos finais neste processo que deverá levar aproximadamente seis meses (estimativa inicial). Ao final deste processo será lançado um novo projeto open source, totalmente aberto que lhe permitirá ter o seu “próprio Grails Brasil” ou qualquer outro nome que você deseje dar à sua comunidade.

Há um segundo objetivo neste projeto: iniciei o desenvolvimento de uma arquitetura de plug-ins para o Grails Brasil que ainda é bastante embrionária mas que, se der certo, acredito que poderá se tornar outra alternativa interessante para nós, que trabalhamos com Grails e desejamos construir arquiteturas mais modulares.

Sobre este segundo objetivo ainda não há muito o que falar, mas conforme for evoluindo a ideia compartilharei com vocês os resultados (e o código).

O que mudou?

Quando você acessar o novo site o primeiro impacto será visual. Ouvi o feedback de todos vocês e os apliquei no novo visual. O resultado é uma interface muito mais leve e ainda mais simples.

O editor de textos usado para que você poste suas mensagens também foi significativamente melhorado graças à aplicação do projeto Wysibb. Acredito que vocês irão gostar. Confesso que adorei!

Há também muitas melhorias de usabilidade como, por exemplo, o novo formulário de autenticação e a correção de muitos pontos que, acredito, tornavam nossa vida muito chata em alguns momentos. Isto sem mencionar que a renderização em dispositivos móveis também melhorou significativamente!

Por baixo dos panos há muitas melhorias. A principal é o fato de agora usarmos o Grails 2.5 ao invés do 1.3.9. Por muitos anos o Grails 1.3 nos serviu bem, mas acredito que agora era o momento correto de fazer este upgrade.

Por que fiquei tanto tempo com o 1.3? Simples, por que nos atendia muito bem. O desempenho desta versão é excelente e, além disto, é também extremamente estável. Por que não fui direto para a versão 3.0? Por que ainda não acredito que esta seja tão estável quanto a 2.5. Além disto, ainda não há muitos plug-ins disponíveis.

Houve também uma série de otimizações. Acredito que vocês sentirão o site ligeiramente mais rápido. No entanto ainda falta bastante para finalizar este trabalho, razão pela qual com certeza existirá uma versão 4.0.5 do site atual.

Também estou fazendo uma forte faxina no site, refatorando código que poderia ser melhorado e excluindo aquele que não possuí mais serventia alguma. Se vou abrir o código fonte, é melhor evitar a vergonha, certo? :)

De resto, as mesmas diretrizes arquiteturais sobre as quais já escrevi no passado se mantiveram.

Próximos passos

O release 4.0 irá sofrer pequenas modificações relativas a correções de bugs e melhorias de acordo com o feedback que vocês me fornecerem. O objetivo aqui é criar uma base extremamente sólida que me permita lançar a 5.0 (completamente open source) em breve.

O próximo release importante será o 4.1 no qual já estou trabalhando. A novidade? Estou voltando com a página de empregos. Assim vocês poderão ver quais empresas estão oferecendo vagas para nossas tecnologias favoritas, mas ainda tenho mais alguns planos para esta área que, acredito, vocês irão gostar bastante!

Haverá também um release 4.2 no qual possivelmente voltarei com o nosso antigo crawler de sites relacionados a Groovy e Grails, mas esta parte ainda não está fechada. Se não estiver, não existirá um Grails Brasil 4.2, mas sim a versão 5.0 totalmente aberta e com um novo nome.

Agora é com vocês. Aonde podemos melhorar?

Site novo, bugs novos. Caso encontre algum problema, por favor, entre em contato comigo o mais rápido possível para que arrumemos os problemas, ok? Agora que estou 100% por conta da itexto temos recursos para resolver os problemas e aplicar suas sugestões em um tempo muito menor.

Espero que gostem, e aguardo o feedback de vocês!


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

9 respostas para “Grails Brasil 4.0!”

  1. Avatar de Cristofer Sousa

    Contando os minutos para seu livro sair e fazer a compra o quanto antes.

    Abraços e sucesso sempre Kico.

    1. Avatar de Kico (Henrique Lobo Weissmann)
      Kico (Henrique Lobo Weissmann)

      Oi Cristofer, obrigado!

  2. Avatar de Felipe Mamud

    Kico,

    Mais uma vez, meus parabéns pela obra literária e pelo Grails Brasil 4.0.

    Abraços,
    Felipe Mamud

  3. Avatar de Henrique
    Henrique

    Opa Kiko. Parabéns pela atualização do site e pelo livro.

    Sucesso sempre…

    1. Avatar de Kico (Henrique Lobo Weissmann)
      Kico (Henrique Lobo Weissmann)

      Valeu!

  4. Avatar de Ataxexe

    Parabéns, Kiko!

    Provavelmente irei comprar o livro de Grails, mesmo não usando Grails, simplesmente porque gosto muito de ler o que você escreve.

    Abraços!

    1. Avatar de Kico (Henrique Lobo Weissmann)
      Kico (Henrique Lobo Weissmann)

      Oi Ataxexe, obrigado!

      Muito legal ler isto! :)

  5. Avatar de Antonio
    Antonio

    Também estou providenciando a compra do livro !
    Sucesso Kico !

    1. Avatar de Kico (Henrique Lobo Weissmann)
      Kico (Henrique Lobo Weissmann)

      Obrigado Antonio, valeu!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.