Continuando minha pesquisa sobre HTML5 usando canvas, aqui está meu mais novo experimento: recriei à minha moda o clássico “Space Invaders” do Atari. Confesso que fiquei MUITO satisfeito com o resultado e, espero, vocês também.
Desta vez não posso dizer que o código seja tão mínimo quanto minha primeira grande experiência, pois um dos meus objetivos foi justamente trabalhar em algo mais complexo. Sendo assim, para evitar ficar perdido em uma multidão de código fonte, optei por modularizar meu projeto.
Há algumas diferenças com relação ao original que devem ser salientadas:
- O jogo possui final: basta aniquilar todos os invasores para ser saudado com os meus “peculiares parabéns” :D (fica a surpresa). Há somente um nível.
- Não há barreiras de proteção, o que torna o jogo mais difícil e, na minha opinião, mais divertido também.
- A coreografia dos invasores está ligeiramente diferente (gera uma certa confusão que me diverte bastante)
- E, claro, eu vou te xingar o tempo inteiro :D
É importante mencionar que, novamente, é apenas uma prova de conceito. Estou evoluindo aos poucos para que, em um futuro que espero próximo, eu possa desenvolver coisas mais complexas usando tanto HTML5 como outras tecnologias (Flex, OpenGL, Java, etc.). Pra mim, é muito mais uma saída da minha zona de conforto. Saida esta que tem me feito MUITO bem (e eu recomendo a todos).
Sobre compatibilidade entre browsers
Novamente, o browser campeão foi o Chrome. Ele renderizou tudo perfeitamente sem problemas e, o que achei mais interessante: também reproduziu meu áudio perfeitamente. Pra minha surpresa, ele aceitava o formato MP3, que foi aonde gravei os sons pela primeira vez. No Firefox, no entanto, eu só posso tocar arquivos no formato OGG ou WAV (fiquei com preguiça de converter, sendo assim, para ouvir minha voz sexy, use o Chrome), porém a renderização no Firefox, assim como no Chrome, é perfeita.
No IE8 o “Space Invaders” simplesmente não executou. Sinceramente, nem me esforcei neste caso, porque, confesso, tenho birra deste browser (como todos vocês).
Minha grande decepção desta vez foi o Safari. Como não estou com meu macbook, tive de testar meu jogo na versão Windows, e por alguma razão, caso você morra ou termine o jogo, ele trava. Ao usar as ferramentas de desenvolvimento, fiquei muito frustrado, pois elas não me permitem depurar o código tão bem quanto no Chrome ou no Firefox usando Firebug.
Resultado final
Basta clicar na imagem abaixo para ver o resultado. Espero que se divirtam jogando-o (e fuçando meu código) tanto quanto eu AMEI trabalhar nesta brincadeira. Semana que vêm coloco mais uma aventura por aqui.
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